domingo, 18 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO REFORÇA CARÁTER EDUCATIVO DA RONDA ESCOLAR NO ESTADO DA BAHIA


            A função educativa da Ronda Escolar foi o foco das discussões no encerramento dos encontros do Projeto Segurança nas Escolas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, unidade integrante do Polo Liberdade. O evento, que reuniu cerca de 60 participantes entre gestores, professores e militares, abordou, sobretudo, a parceria da Ronda com as escolas estaduais como instrumento de acompanhamento do cotidiano e de situações extraordinárias da comunidade escolar.

          “A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do seu programa Todos pela Escola, desenvolve uma política de fortalecimento da educação básica utilizando 10 compromissos e, dentro do eixo gestão escolar, um dos projetos é a Ronda Escolar, que assumiu um papel de educador, uma ação inovadora na Bahia”, afirmou a diretora de Gestão Descentralizada do órgão, Euzelinda Dantas.

          O coordenador técnico da Ronda Escolar, o major da PM Ricardo César Santana, afirmou que o novo formato do projeto busca melhorar ainda mais a relação com os gestores e estudantes. “Nosso trabalho é muito mais preventivo do que repressivo. Por isso, realizamos palestras, peças de teatro e outras atividades em parceria com as escolas, focando na prevenção das ocorrências nas unidades ou no entorno”.

          Ele ressaltou que a ação da Ronda tem sido importante também para desmitificar o estigma de que o aparato policial é meramente repressor. “Hoje, existe uma polícia cidadã de proximidade com a comunidade escolar, que tem sido aprimorada para lidar com diferentes situações. Inclusive, já percebemos uma receptividade maior do nosso efetivo entre os estudantes”.
Pesquisa
          O major Santana apresentou dados de pesquisas que a PM realizou junto à comunidade escolar para verificar o seu reconhecimento como uma referência de proteção do direito à educação. No item importância da Ronda Escolar, 94% dos pesquisados apontaram ser “muito importante”. Em relação à frequência nas escolas, o percentual foi de 79% de satisfação. Em se tratando de atendimento, 81% disseram satisfeitos. No último quesito “a Ronda tem contribuído para a segurança da escola e entorno”, 100% dos entrevistados disseram sim.

       “Dizem que toda unanimidade é burra, mas, no caso, esse resultado mostra que nossas estratégias de atuação, dentro da nossa missão de garantir a segurança no ambiente escolar e no seu entorno, por meio de um policiamento ostensivo e preventivo, estão sendo efetivas”, analisou o major.

           Para a representante de pais no colegiado escolar do Colégio Helena Celestino Magalhães (Pau Miúdo), Maria Aparecida de Souza, a Ronda tem sido uma parceria importante. “A PM atua bem. Estão sempre por perto e isso já inibe uma eventual ocorrência”. A diretora do Colégio Estadual de Praia Grande (Periperi), Rosilene Mesquita, afirmou que a “Ronda é um apoio para a escola, e eles estão sempre em prontidão quando são solicitados para alguma emergência”.
Ação
        O projeto Segurança nas Escolas resulta de um convênio de cooperação técnica entre as secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública, envolvendo mais de 500 policiais. A Ronda Escolar, que atende a todas as escolas de Salvador, consiste na circulação das viaturas no entorno das escolas e no atendimento a chamados das unidades, apoiando e orientando o gestor na resolução de conflitos, além de outras atividades de prevenção.
FONTE: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/09/11/educacao-reforca-carater-educativo-da-ronda-escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário